Podcast ao Cubo

É Freud!

009. Podcast ao Cubo
É Freud!

Muito bem vindos meus queridos Cubolinos e Cubolinas a mais um episódio aqui ao antigo Cubo de Séries. Dessa vez o professor de inglês favorito de vocês A.K.A. Matheus Ribeiro maratonou a nova série da Netflix, que é Freud; Em meio a tantas polêmicas, numa série que agradou Gregos ou Troianos resolveu chamar para o nosso Cubo de Debates a Psicologa Fernanda Soibelman Kilinski do Repensando Psicologia.

Sinopse | Na Viena do século 19, o jovem Sigmund Freud soluciona desaparecimento e assassinatos. Ao lado de uma médium, ele acaba se envolvendo em uma conspiração secreta.


Definição

A psicanálise define o inconsciente como uma instância psíquica onde se encontram sentimentosemoçõespensamentosimpulsos memórias os quais ficam fora do acesso da nossa consciência por terem sido “empurrados” para fora dela por processos de repressão e recalcamento. Embora não estejam ao alcance da consciência, continuam produzindo efeitos sobre o sujeito e causando os mais diversos sintomas.

De acordo com o que chamamos de Segunda Tópica de Freud, ele propõe uma divisão psíquica entre EgoId Superego (ou EuIsso Supereu, dependendo da tradução). O Ego é a instância responsável pelo contato com a realidade, ele vai mediar as exigências das outras duas instâncias e “propor um acordo” possível, muitas vezes mediante a produção de sintoma.

Já o conceito de catarse na psicanálise diz respeito ao método de associação livre no qual o paciente fala livremente sobre qualquer coisa que lhe ocorra e, através dessas associações, ele obtém um alívio, ao mesmo tempo em que o analista consegue ir decifrando o significado dos sintomas.

Fernanda Soibelman Kilinski


Ouça também em nossos agregadores: CastboxAnchorStitcherGoogle PodcastsSpotify e no iTunes.



CLIPPING

  1. Quem é quem em Freud, nova série da Netflix
  2. Freud | O que é fato e ficção na série da Netflix
  3. Documentário: O Jovem Dr. Freud
  4. O Inconsciente em Sigmund Freud

Pós

Primeiramente gostaria de dizer que esse episódio foi gravado em 2019 quando o ainda eramos Cubo de Séries e, portanto, focavamos nas séries de streaming ao contrário de hoje que focamos também em filmes, e claro na cultura pop, por exemplo, falando de eventos, música e tudo o mais que englobe o entretenimento, da mesma forma que temos um episódio sobre a série Freud focado na psicologia, por exemplo, usando em outras palavras a narrativa em prol de explicar a ciencia por trás do que somente Freud explica.

Em suma, mudamos e queremos que nos siga nas redes sociais, importate pois além do áudio temos toda uma equipe trazendo mais conteúdo para você, seja em vídeos ou fotos imediatamente pelo nosso Instagram ou às vezes conversando diretamente com a gente pelo Twitter, éao passo que é uma boa devido ao fato de que temos ótimas enquetes. Mas se você quiser rir e se divertir certamente venha nos vem no Tik Tok, é @podcastaocubo.

Por outro lado, o tipo de ouvinte que consegue ter sua dúvida sanada só em ler nossa sessão nesse post (lendo o que aqui é dito ou mandando uma mensagem sas redes sociais, por exemplo) provavelmente terá seu nome anunciado em poscast futuro. Todavia e, portanto, se aqui estiver lendo. Por fim, epero que acima de tudo goste do cast.